top of page

QUEM SOMOS

O Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu é um instrumento da pastoral diocesana, criado com o propósito de contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Tem como principal objetivo assistência à terceira idade, através de alojamento, alimentação, ocupação, assistência médica e enfermagem, em regime de Lar de Idosos.

Tem ao serviço gabinetes - sede de secretariados, movimentos e obras, Igreja, salas de trabalho para grupos, auditório com 450 lugares, cozinha, sala de jantar e cafetaria, espaço museológico e sala de exposições, quartos e camaratas.

O lançamento da primeira pedra foi em 1995.

A inauguração e entrada em funcionamento da primeira fase, onde foram acolhidos os sacerdotes que utilizavam as velhas instalações do Presbitério de S. Pio X em 18/02/1997. 
Adjudicação da segunda fase em 10/02/1998.

Primeira celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese D. António Monteiro no espaço da segunda fase, com entrega formal do imóvel ao Povo de Deus da Diocese em 02/12/2000. 
Inauguração do edifício, em cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Monteiro, com a presença de vários outros Bispos, de um delegado do Núncio Apostólico e do Secretário de Estado da Administração local em 07/12/2000.

Em novembro de 2019 a instituição obteve a Certificação de Nível A, para a Resposta Social - Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), de acordo com o referencial do modelo de avaliação da qualidade do Instituto da Segurança Social. 

A certificação da resposta social veio reconhecer os elevados padrões de qualidade que a instituição pretende oferecer a todos os utentes.

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento harmonioso, integração e apoio da população idosa, prestando serviços qualificados, utilizando formas de intervenção que permitam a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e respetivos familiares.

VISÃO
VISÃO

Assegurar a continuidade dos serviços prestados aos clientes e suas famílias por profissionais qualificados.

Atingir uma imagem de excelência e ser reconhecida pelos seus clientes e pela comunidade pelos bons serviços prestados. Inovar, melhorar e diversificar de forma sustentada, o leque de serviços prestados e alargar a capacidade de resposta.

VALORES

- Solidariedade

- Respeito

- Dignidade

- Responsabilidade

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Política da Qualidade assenta na missão, visão e valores assumindo os seguintes princípios:

  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, seus familiares e colaboradores através:

    • Da melhoria contínua dos serviços,

    • Do envolvimento dos colaboradores,

    • Da gestão eficaz dos recursos disponíveis,

    • Do cumprimento dos requisitos legais, normativos e outros aplicáveis à Instituição.

  • Manter e se possível aumentar as relações de parceria com a comunidade e diversas entidades.

 

Em suma, o Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu assume a Qualidade como um elemento primordial da Instituição, sendo a mesma da responsabilidade de todos os colaboradores.

 

Viseu, 29 de Junho de 2018

POLÍTICA AMBIENTAL

A Política Ambiental do Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu (CSPDV) estabelece um conjunto de princípios com vista à realização das suas atividades e tomadas de decisão, com permanente preocupação em melhorar o desempenho, tendo simultaneamente em conta o funcionamento da empreitada, os procedimentos de segurança e boas práticas ambientais.

Assim sendo o CSPDV rege-se pelos seguintes princípios:

  • Contribuir para a preservação do meio ambiente;

  • Melhorar continuamente o seu desempenho ambiental;

  • Minimizar a produção de resíduos bem como o consumo de recursos, através de medidas de redução, reutilização e reciclagem.

  • Atuar na prevenção da poluição, cumprindo a legislação e requisitos em vigor.

 

Sempre na perspetiva de melhoria continua, a Instituição promove a consciencialização e o envolvimento de todos os colaboradores e utentes.

Na persecução da constante melhoria, são definidos objetivos concretos, que são periodicamente monitorizados e revistos

 

Viseu, 20 de Setembro de 2021

bottom of page